Antes de pedir a qualquer orixá, o povo de axé aprende a cuidar de uma divindade que cada pessoa carrega consigo: o Ori. Um provérbio iorubá diz que nenhum orixá é mais importante que ele, e no Brasil muitos o chamam de «o primeiro orixá».
O que é o Ori
Orí quer dizer, literalmente, «cabeça». No sentido religioso, porém, não se fala da cabeça física, e sim da cabeça interior, o orí inú, onde moram a personalidade e o destino de cada um. Para os iorubás, a pessoa é feita de quatro partes:
- ara, o corpo;
- emí, o sopro, o princípio da vida;
- orí, a cabeça, onde estão o destino e a personalidade;
- okàn, o coração.
Entre essas partes, o Ori recebe atenção especial. Ele é tratado como uma divindade pessoal, que precisa ser fortalecida, equilibrada e alimentada.
O Ori e o destino
Segundo o pensamento iorubá, antes de nascer cada pessoa escolhe a sua cabeça. Numa versão, essa escolha é feita no depósito de Àjàlá, o oleiro que molda as cabeças, e que não é orixá. Em outra, quem dá o Ori é o próprio Olodumarê. A testemunha desse momento é Orunmilá, que por isso tem o título de «testemunha do destino» e é o único capaz de revelá-lo pela consulta a Ifá (leia Culto de Ifá: Orunmilá, os babalaôs e os 256 odus).
O teólogo nigeriano Bolaji Idowu descreveu três jeitos de receber o destino: o que se escolhe ajoelhado, o que se recebe ajoelhado e o que é imposto. Na teoria, o destino escolhido é selado. Na prática, a tradição admite que ele se transforma com a oferenda, com o esforço da própria pessoa e com o seu caráter. Ter uma boa cabeça não basta: é preciso trabalhar por ela. O filósofo Oladele Balogun chama essa ideia de «determinismo brando», e o pesquisador João Ferreira Dias mostra que há leituras mais fechadas e mais abertas desse destino.
Bori: dar de comer à cabeça
O rito de alimentar o Ori se chama bori, de ẹbọrí, «oferenda à cabeça». No candomblé, o bori costuma ser o primeiro rito de quem chega à religião, antes da iniciação. Ele cria um laço com o orixá, mais leve que o da iniciação, e pode ser repetido ao longo da vida.
Quem faz o bori não precisa se iniciar depois. A pessoa pode continuar abiã, já «borizada», por exemplo quando a consulta mostra que a iniciação não é o caminho (leia Como funciona um terreiro: abiã, iaô e ebômi).
O bori também não é igual em todo lugar. Na Nigéria, tende a ser um rito mais simples e coletivo, ligado ao destino. No candomblé, o rito é ligado a Oxalá, aquele que, como diz uma ialorixá ouvida por Ferreira Dias, «faz as cabeças» (leia Oxalá, o orixá da criação).
Ori e o orixá de cabeça
No candomblé, a iniciação prepara a pessoa para receber o seu orixá pessoal, que fica «assentado» na cabeça. Daí em diante ela passa a ser filha desse orixá. Mas tudo começa no Ori: é a cabeça bem cuidada que sustenta o caminho. Os detalhes de cada rito são fundamento, ensinado dentro de cada casa pelo sacerdote ou pela sacerdotisa.
Ferreira Dias registra um provérbio que resume essa fé: «o que o ori veio realizar há de se cumprir».
Leia também
- O que são os orixás
- Culto de Ifá: Orunmilá, os babalaôs e os 256 odus
- Oxalá, o orixá da criação
- Dicionário iorubá do candomblé
Fontes
- João Ferreira Dias — «Orí O! A ideia de pessoa, a problemática do destino e o ritual do bọrí entre os yorùbás e um olhar ao candomblé», Horizonte (PUC Minas), v. 11, n. 29, 2013
- Oladele A. Balogun — «The Concepts of Ori and Human Destiny in Traditional Yoruba Thought», Nordic Journal of African Studies, v. 16, n. 1, 2007
- Aymê Okasaki — «Os Axós do Axé Ilê Obá: trajes do candomblé paulista», Afros & Amazônicos (UNIR), 2024
- Francisco Thiago Silva — «Candomblé iorubá: a relação do homem com seu orixá pessoal», Último Andar (PUC-SP)
Foto da capa: Aduagba3687 — Wikimedia Commons, licença CC BY-SA 4.0.






Deixe um comentário