Acervo das religiões afro-brasileiras desde 2012

Portal Afroxé

O maior portal das religiões afro do Brasil

,

Jarê: o candomblé de caboclo da Chapada Diamantina

Terreiro de jarê à noite, com velas acesas no chão e fiéis sentados em roda

Nas serras da Chapada Diamantina, na Bahia, existe uma religião que só existe lá: o jarê. Ele cultua orixás e caboclos, gira em torno da cura e nasceu junto com o garimpo de diamantes. Em 2025, o terreiro de jarê mais antigo em funcionamento foi tombado pelo IPHAN.

Nascido no garimpo

O jarê surgiu no século XIX, quando a corrida dos diamantes levou para as Lavras Diamantinas — Lençóis, Andaraí, Mucugê, Palmeiras — africanos escravizados e gente de muitos lugares. Segundo um relato registrado pelo antropólogo Gabriel Banaggia, senhoras nagôs vindas de Cachoeira pelo rio Paraguaçu começaram o «jarê de nagô» em Lençóis e Andaraí. Faziam as cerimônias dos orixás dentro de casa, em iorubá, e cultuavam os caboclos, espíritos ligados aos indígenas, do lado de fora, em português. Com o tempo, os dois cultos se juntaram.

Para Banaggia, no jarê os caboclos não ficaram abaixo dos orixás: chegaram a ficar em pé de igualdade com eles. O pesquisador Ronaldo Senna define o jarê como um candomblé de caboclo, o encontro das entidades africanas com as entidades nativas da Chapada (leia Do calundu ao candomblé).

O curador e o diamante

O sacerdote do jarê é o curador. A tradição ensina que cada diamante tem um «dono» e se esconde de quem não o merece; por isso o garimpeiro procurava o curador para saber o que fazer antes de ir à serra. Essa ligação com o garimpo é o que torna o jarê diferente dos outros candomblés de caboclo. A entrada na religião tem, em termos gerais, duas etapas, a limpeza e o batizado, e nem todos chegam à segunda.

O calendário inclui a festa de Oxalá, no fim de agosto; o caruru de Cosme e Damião, que toma toda a região; e a festa de Iansã, perto do dia de Santa Bárbara, em dezembro. O jarê também participa da Festa do Senhor dos Passos, padroeiro dos garimpeiros.

Pedro de Laura e o Palácio de Ogum

O curador mais importante das últimas décadas foi Pedro de Laura, Pedro Florêncio Bastos, nascido em 1928. No fim dos anos 1940 ele fundou, à beira do rio Capivara, em Lençóis, o Terreiro Palácio de Ogum e Caboclo Sete Serra. Quase todos os líderes das casas de Lençóis foram iniciados ali — são os «filhos da Capivara». Pedro de Laura faleceu no fim dos anos 1990.

Em 26 de novembro de 2025, o Conselho do IPHAN aprovou o tombamento do Palácio de Ogum, pedido pela comunidade em 2007. Foi tombado o terreiro, não o jarê como um todo. Outra liderança conhecida, Pai Gil de Ogum, iniciado por Pedro de Laura, faleceu em 2021, durante a pandemia.

Desafios de hoje

Com o fim do garimpo em Lençóis, em 1990, muitas famílias deixaram as serras. Nos anos 1980, segundo Senna, havia algumas centenas de casas de jarê na Chapada; hoje são bem menos, e os terreiros costumam fechar quando o curador falece. Em julho de 2024, numa fiscalização no Parque Nacional da Chapada Diamantina, o ICMBio demoliu o terreiro do curador Damaré; o próprio órgão admitiu o erro, a demolição foi anulada e foi feito um plano de reparação. O fundamento de cada casa é passado pelo curador ou pela curadora.

Leia também

Fontes

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários passam por aprovação antes de aparecer. Respeito a todas as casas e tradições.

Receba as novidades

Artigos, notícias e eventos do axé no seu e-mail.

Leia também

Editorias

Da Biblioteca do Axé

Estrela MísticaEstrela MísticaMagia, espiritualidade e autoconhecimento: chamas gêmeas, numerologia, mantras, cristais e rituais.Conhecer a Estrela Mística

Do acervo

Continue lendo